Estatuto da Criança e do Adolescente
Um outro pilar que sustenta o Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” é o da mão-de-obra juvenil que a instituição oferece e, que se constitui no grande balizamento enquanto voluntários.
Entre os objetivos presumidos no projeto, o de incentivar os jovens a se doarem, ensinar, serem pacientes e entregarem-se, tudo isso é plenamente possível na atividade que exercem como mini-docentes - Monitores de Informática.
O projeto permite a mudança de uma postura passiva dos monitores, enquanto alunos da instituição, diante do perfil de conteúdos que lhes são ensinados para uma postura ativa, desafiadora, problematizadora e transformadora.
Entretanto é necessário cautela a fim de não infringir nenhum dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8.069 de 13 de julho de 1990) e de outras disposições e garantias constitucionais, bem como evitar os excessos.
Os pais e/ou responsáveis deverão, de antemão, ser comunicados e autorizar, por escrito, a participação desses jovens no projeto, uma vez que são os tutores e respondem juridicamente por eles.
Com isso torna-se fundamental a participação dos responsáveis na maioria das ações do projeto, onde além de mantê-los informados sobre o desempenho de seu filho na função de monitor, estes também podem engajarem-se em alguma atividade oferecida aos idosos.

sexta-feira, 7 de março de 2008
E. C. A.
Postado por Francesco às 00:33
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade" by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
0 comentários:
Postar um comentário